Comunicação - Quarta-feira, 29 de Março de 2023

SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO – NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Itatinga recebeu nesta terça-feira, dia 28, a Delegada Rosmary Corrêa, mais conhecida como Delegada Rose, primeira delegada titular da delegacia da mulher. A palestra foi ministrada no Auditório da Escola Aristeu Pedroso de Almeida e contou com a presença de autoridades e da população em geral.

Dentre os temas abordados, a Delegada Rose destacou a luta das mulheres, desde a conquista do direito ao voto até a criação da Lei Maria da Penha e da Delegacia da Mulher.

Para a Delegada Rose a criação da delegacia da mulher foi para que a mulher tivesse esse espaço diferenciado a fim de fazer denúncias das violências que sofriam, obtendo atendimento adequado àquela demanda. Atualmente temos 400 delegacias especializadas em todo país para atender e orientar essas mulheres que sofrem algum tipo de violência por parte do parceiro ou marido.

Os números não são nada bons em relação a violência contra a mulher. O levantamento mostra um aumento nos casos, a cada minuto, oito mulheres sofreram algum tipo de violência no país, seja ela psicológica, patrimonial ou física.

A luta contra a violência continua, em Itatinga temos a Patrulha Maria da Penha, um Programa da GCM em parceria com o Poder Judiciário que vem ganhando destaque, atendendo e amparando inúmeras mulheres que sofrem algum tipo de violência no lar. O número para denúncia é o da GCM, 153 ou (14) 99601-0153.

Após a palestra, teve apresentação teatral com a peça “O bicho da Maçã”. Envolvendo a arte para orientar a população sobre a violência e o respeito para com a mulher. “A vida dos outros também deve ser muito importante para nós, em briga de marido e mulher, mete sim a colher”. Ao final, a Diretoria de Assistência Social realizou sorteio de brindes para as mulheres presentes, com apoio de alguns patrocinadores do município.

A Prefeitura de Itatinga agradece a presença de todos, o músico Santiago pela brilhante apresentação, a palestrante Delegada Rose e ao Cia Chafariz com o tema violência contra a mulher e a desconstrução de padrões de relacionamento, com apresentação da peça “O Bicho da Maça”.

#prefeituradeitatinga #itatinga #violenciacontramulher #delegaciadamulher #delegadarose