Vigilância Sanitária e Epidemiológica - Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023

ALERTA PARA POPULAÇÃO

SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA LEISHMANIOSE VISCERAL, DE 7 A 11 DE AGOSTO DE 2023

OS PRINCIPAIS CUIDADOS DEVEM COMEÇAR DENTRO DE CASA

VAMOS FALAR DESSA DOENÇA?

A Leishmaniose Visceral é uma doença silenciosa de evolução lenta que pode atingir as pessoas e os animais, principalmente cães. É transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como "mosquito palha". O mosquito palha costuma picar as pessoas e os animais ao entardecer e durante a noite. Esses insetos vivem nas proximidades das residências, em locais úmidos com sombra e acúmulo de material orgânico, principalmente restos de alimentos, fezes de animais, folhas e frutos apodrecidos.

ATENÇÃO!

SINAIS E SINTOMAS DA DOENÇA EM HUMANOS

Febre prolongada, emagrecimento, fraqueza, anemia, diarreia, aumento do fígado e do baço. O DIAGNÓSTICO e o TRATAMENTO estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) do seu município.

COMO PREVENIR?

• manter a casa e o quintal sempre limpos, recolhendo folhas de árvores, fezes de animais, restos de alimentos e frutos apodrecidos.

• podar galhos de árvores e de folhagens para permitir a entrada de sol e evitar umidade no solo.

• capinar o mato rasteiro e aparar os gramados.

• Embalar bem o lixo e respeitar os dias e os horários do caminhão de coleta da prefeitura.

RECOMENDA-SE TAMBÉM:

• evitar possuir abrigos de animais próximos dos domicílios e em área urbana como: canil, chiqueiro e galinheiro.

• Cuidar da saúde e higiene dos animais, usando produtos veterinários destinados a repelir o mosquito como: coleiras, sprays e shampoos.

• não permitir que os cães fiquem soltos na rua.