Comunicação - Terça-feira, 08 de Agosto de 2023

VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA EM ITATINGA: FORTALECENDO A CIDADANIA E A EFICIÊNCIA NO SERVIÇO MILITAR

No dia 7 de agosto, o 1º Ten PAULINO SANTOS e o 1º Ten FLAVIO LISBOA AFONSO, Delegados Mobilizadores do PRM 02/001 – Sorocaba/SP, realizaram a Visita de Orientação Técnica (VOT) na Junta de Serviço Militar (JSM) de Itatinga. Os oficiais foram recepcionados pelo Prefeito Municipal João Bosco Borges, Chefe da Casa do Cidadão Miriam Vieira Goes e Secretária da Junta de Serviço Militar Tânia Martins da França Viana.

As Visitas de Orientação Técnica (VOT) têm por finalidade orientar, fiscalizar, atualizar e padronizar procedimentos, na busca de uma maior eficiência e eficácia na execução do trabalho, e no atendimento ao cidadão que procuram a Junta de Serviço Militar, na área sob a jurisdição do PRM 02/001, a fim de regularizar a situação junto ao Serviço Militar e obter seu Certificado Militar assinado digitalmente.

Dentro dos Projetos Estratégicos do Exército Brasileiro, um de seus Objetivos é o de FORTALECER A DIMENSÃO HUMANA, que visa, entre outras metas, aperfeiçoar as sistemáticas de RECRUTAMENTO E DE MOBILIZAÇÃO e no viés de cumprir essa atribuição, por ocasião da realização da VOT.

Pôde-se verificar o envolvimento, profissionalismo, organização da documentação, o conhecimento da legislação e a padronização das atividades de rotina.

O município foi orientado sobre a importância dos cidadãos procurarem a Junta de Serviço Militar a fim de efetuar a substituição dos Certificados Militares assinados manualmente (até o ano de 2019), para os que estão sendo assinados digitalmente e integrados à carteira de documentos digitais no portal gov.br; essa atualização regulariza o Certificado Militar no portal gov.br e habilita o cidadão junto aos órgãos governamentais para a obtenção de passaporte e outros documentos.