Administração - Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024

ITATINGA SE DESTACA NO IEG-M, FICANDO ENTRE OS 52 MUNICÍPIOS COM MAIOR PONTUAÇÃO.

O município de Itatinga alcançou a pontuação B (Efetiva) no IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) de 2023 (Ano Base 2022).

Essa foi a maior pontuação registrada entre os municípios paulistas, colocando Itatinga entre os 52 municípios que obtiveram o índice máximo.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) foi instituído em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para avaliar a eficiência das 644 Prefeituras paulistas. Com foco em infraestrutura e processos, o índice avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

A combinação das análises desses sete índices temáticos busca avaliar ao longo do tempo se a visão e os objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva, oferecendo elementos importantes para auxiliar tanto a ação fiscalizatória exercida pelo Controle Externo quanto a sociedade, além de servir como parâmetro para a tomada de decisão dos gestores públicos.

De acordo com o Tribunal de Contas, é "necessário registrar aqui a melhoria do desempenho do município quanto à qualidade geral dos gastos e investimentos públicos aferida pelo IEG-M (B – efetiva, ano base 2022)".

Segue o resultado dos municípios paulistas:

* 223 possuem uma gestão pública com baixo nível de adequação (Faixa de Resultado C+);
* 369 dos municípios paulistas estão em fase de adequação (Faixa de Resultado C).
* Somente 52 municípios, incluindo Itatinga, foram classificados como gestão efetiva.
* Nenhum município recebeu classificação B+ (muito efetiva) ou A (altamente efetiva).

A relevância da pontuação atribuída pelo Tribunal de Contas foi reconhecida pela ONU, que utiliza os dados coletados pelo IEG-M como ferramenta oficial para o monitoramento das ações municipais no Estado de São Paulo em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Itatinga continua em desenvolvimento, sendo administrada com responsabilidade e competência.