Vigilância Sanitária e Epidemiológica - Terça-feira, 19 de Março de 2024

BOLETIM DA DENGUE – FEVEREIRO!

A Prefeitura de Itatinga, por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, está emitindo um alerta à população devido ao aumento de casos de dengue no município.

BOLETIM DA DENGUE – FEVEREIRO!

De acordo com o Boletim Dengue referente ao mês de fevereiro, foram notificados 40 casos suspeitos, dos quais 6 estão sob investigação, 27 foram descartados e 7 foram confirmados. A disseminação da doença tem sido observada em diferentes bairros da cidade, exigindo a atenção de todos os moradores.

A situação requer medidas imediatas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A Vigilância Sanitária e Epidemiológica enfatiza a importância de os moradores verificarem seus quintais regularmente, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água e servir como criadouro do mosquito.

Além disso, pedimos a população que permita a entrada dos agentes de controle de endemias em suas residências para realizar inspeções e ações preventivas. Os agentes estarão devidamente identificados e seguirão protocolos de segurança sanitária.

Em caso de suspeita de focos do mosquito a população deve entrar em contato imediatamente com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica pelos números 14 99816-1058 / 3848-2233.

Em caso de sintomas da doença (Febre alta, Dor de cabeça intensa, principalmente atrás dos olhos, Dor muscular e nas articulações, Fadiga e fraqueza, Náuseas e vômitos, Erupção cutânea, Dor abdominal (principalmente em crianças), Sangramento do nariz ou das gengivas, Sangue nas fezes ou na urina, Coceira na pele), procurar o Pronto Socorro.

A colaboração de todos é essencial para combater a dengue e proteger a saúde da comunidade. Denúncias e informações são fundamentais para o enfrentamento eficaz dessa epidemia.

Juntos, podemos eliminar os focos do mosquito e evitar a propagação da doença. Fique atento, cuide de sua saúde e do seu ambiente!