Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 22 de Março de 2018

Renião com produtores do município.

No dia 21 de março, o Prefeito João Bosco Borges recebeu em seu gabinete cerca de 21 produtores do município, entre apicultores e olericultores, para a assinatura dos contratos de compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar, no atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

De acordo com a Lei n° 11.947/2009 onde relata que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mínimo 30%, os municípios  deverão utilizar na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. A Prefeitura Municipal de Itatinga compra mais dos 30% exigidos em Lei. No ano de 2017 foram investidos 42% do recurso do FNDE para o PNAE, e para este ano de 2018 serão empregados mais de 127 mil reais para a aquisição dos produtos da agricultura familiar para fornecer na merenda escolar do município.

O prefeito João Bosco Borges destacou a importância do incentivo à agricultura familiar, onde todos os envolvidos saem ganhando, porque além do incentivo financeiro, gera desenvolvimento aos agricultores familiares e o mais importante, melhora a qualidade da merenda fornecida aos estudantes, revertendo assim em um bom rendimento escolar.

Este Programa envolve a participação de diversos setores da Prefeitura, promovendo uma interação entre Diretoria da Educação, Diretoria do Desenvolvimento da Agropecuária, as Nutricionistas, e também do setor de Licitação da Prefeitura Municipal.

Nesta reunião, além dos produtores de Itatinga, estavam presentes também os técnicos da Casa da Agricultura de Itatinga "Luiz Carlos Munhoz", o Diretor de Desenvolvimento da Agropecuária, Diego Roberto Batista Gomes, as Engenheiras Agrônomas Luciana Calore e Patrícia Vieira Paes e a Médica Veterinária Lúcia Helena de Camargo Rocha, que são os responsáveis pelo andamento deste Programa [PNAE], dando todo respaldo necessário para fazer esse intermédio entre Prefeitura Municipal e produtores rurais do município.