Turismo - Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019

Programa de Crédito Turístico

Diretora do Turismo do município compareceu ao Palácio do Governo

Programa de Crédito Turístico

Na última quinta feira dia 05 de Setembro, no Palácio do Governo em São Paulo, o Turismo novamente foi o foco, onde o Governador, Secretário estadual do Turismo e Gestores municipais, abordaram a importância de valorizar o Turismo. Seguimento que segundo o governador João Dória, destacou merecer maior atenção, já que ele sozinho em prazo menor consegue apresentar retornos positivos, quando investido.

Programa de Crédito Turístico , além da assinatura de diversos convênios municipais, entre eles cidades vizinhas do Pólo Cuesta. Itatinga segue focada nesta construção e participa desta integração, consciente dos desafios, mas com muito empenho e responsabilidade.

Além dos convênios, a Secretaria Estadual de Turismo, anunciou o lançamento do Programa de Crédito Turístico, ele irá viabilizar o acesso de empresas e municípios às linhas de crédito oferecidas por instituições parceiras.

A iniciativa, articulada pela Secretaria de Turismo e pela Desenvolve SP, conta também com a parceria do BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. No total, haverá mais de R$ 1 bilhão em crédito disponível para financiamentos do setor, disponibilizados por meio de dezenas de linhas, com juros a partir de 0,17% ao mês e prazo de até 240 meses. Os financiamentos estão disponíveis para os setores público e privado.

“Do lado público, a oferta de crédito vem para complementar o orçamento dos municípios. Por outro lado, o programa é mais uma demonstração de que o governo estadual, também busca criar condições para o setor privado no desenvolvimento do turismo", a tendência será intensificar o trabalho em turismo no Estado de SP, diz o secretário de Turismo, Vinicius Lummertz.

As linhas de crédito ao Turismo para os municípios atendem construção, arenas multiuso, projetos de sustentabilidade ambiental, saneamento básico, iluminação pública, obras de infraestrutura viária, aquisição de máquinas e veículos novos, soluções tecnológicas, obras civis para reformas, modernização e ampliação dos prédios públicos, sempre observando a demanda e desenvolvimento do turismo.

Para Nelson de Souza, presidente da Desenvolve SP, incentivar o crescimento da economia, promovendo a geração de mais emprego e renda para o Estado, é o papel da instituição. "Somos o Banco do Empreendedor de São Paulo e como tal, temos um papel estratégico a desempenhar, oferecendo crédito com taxas competitivas e longos prazos para que as MPMEs e Municípios possam crescer de maneira sustentável", afirma.

A atração de investimentos foi outro destaque da reunião, onde a Secretaria Estadual de Turismo anunciou ainda a contratação da Investe SP, para realizar um plano de atração de investimentos para o turismo paulista. Trata-se de um contrato baseado em objetivos estratégicos, que tem como base a prospecção de regiões e suas oportunidades na área de turismo, para posterior captação de investimentos da iniciativa privada.

A ideia é mapear regiões e suas potencialidades, montando portfólios para mostrar oportunidades a investidores do setor. “Acreditamos que essa iniciativa trará bons resultados para o Estado. Vamos direcionar para o setor de turismo toda a nossa experiência na atração de investimentos acumulada em quase dez anos de história”, afirma Wilson Mello, presidente da Investe SP, finalizando dizendo que o Turismo merece um olhar especial, afirmam as autoridades presentes.