Itatinga, sábado, 04 de dezembro de 2021 Telefone (14) 3848-9800

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 12 de Agosto de 2021

Programa Reprodução de Bovino

A Prefeitura de Itatinga por meio da Diretoria de Agropecuária realiza desde 2018 o Programa de Reprodução de Bovino com a Utilização do método IATF ( Inseminação Artificial por Tempo Fixo) e inseminação com sêmen de qualidade comprovado, contando com parcerias de doações da Empresa Seleon Biotecnologia e de alguns empresário do Ramo da Agropecuária.

O programa atende os produtores do Município de Itatinga por intermédio da técnica executora, a Médica Veterinária Lúcia Helena.

No programa, a médica veterinária Lúcia Helena realiza a avaliação inicial do animal para ver se está apto a gerar um descendente. Só então é realizada a sincronização do cio através do protocolo de I.A.T.F (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), tudo isso sem custo ao produtor.

Esse ano o projeto iniciou-se em junho e já foram realizados 65 diagnósticos de gestação (antes de iniciar o protocolo) e 33 protocolos.

Em busca de aumentar as reproduções desses animais e o atendimento ao produtor, no dia 11 de agosto a responsável Lúcia Helena esteve novamente na Fazenda Seleon, a qual conseguiu a doação de mais 20 sêmens.

Esse ano o programa atenderá mais produtores, serão realizados 100 protocolos.