Itatinga, domingo, 04 de dezembro de 2022 Telefone (14) 3848-9800

Educação - Segunda-feira, 25 de Abril de 2022

PREFEITURA DE ITATINGA LEVARÁ ENERGIA SOLAR PARA ESCOLAS

A Prefeitura de Itatinga pretende equipar e levar energia solar para toda rede escolar e unidade administrativa da Diretoria de Educação.

PREFEITURA DE ITATINGA LEVARÁ ENERGIA SOLAR PARA ESCOLAS

O primeiro passo foi dado com a contratação da empresa por meio de processo licitatório e instalação de usina fotovoltaica na EMEF Profª Maria de Lourdes Esteves Bronzatto, gerando energia para outras escolas.

A instalação de usina fotovoltaica traz um ganho ambiental significativo, já que deve evitar a emissão, por ano, de toneladas de gases de efeito estufa, o mesmo emitido por automóveis. Para compensar a emissão de gases e o efeito estufa, seria preciso plantar inúmeras árvores dentro e fora da cidade.

Além das vantagens ambientais, essa alternativa permite a redução de custos de energia elétrica da Prefeitura. O gerador fotovoltaico com módulos de 540w e geração de ≅ 73kwp terá uma geração média mensal de 8.748kwh/mês, valor de R$ 7.785,72 (tarifa atual - R$0,89 kwh) somando benefícios econômicos, podendo contemplar até 15 unidades com consumo médio de 583,20kwh/mês.

Com a economia de energia elétrica, a Diretoria de Educação poderá investir em diversas outras benfeitorias nas unidades escolares como a instalação de aparelhos de ar condicionado, garantindo um ambiente confortável aos alunos da rede municipal de ensino.

O projeto marca a cidade de Itatinga como uma das pioneiras em iniciativas ambientais da região, colocando em evidência o comprometimento com a sustentabilidade de crises hídricas, do aumento das tarifas e até de eventual racionamento.

Nos próximos anos a Prefeitura de Itatinga pretende estender o projeto para outros prédios públicos, inclusive as unidades básicas de saúde e o Núcleo de Assistência Farmacêutica, garantindo autossuficiência energética.

#prefeituradeitatinga #itatinga #energiasolar #meioambiente #sustentabilidade #educacao #fotovoltaica #MaisEconomia

Portal atualizado em: 02/12/2022 14:49:21